quinta-feira, 1 de março de 2018

Identificação de problemas e geração de conflitos


Muitas empresas no momento em que a economia mostra sinais positivos começam a se defrontar com os problemas de gargalos na produção. Os gargalos podem acontecer em um determinado ponto da linha de produção, como podem surgir em vários locais do processo produtivo, em momentos diversos durante o mês.

Uma encomenda significativa de um produto específico feita pelos clientes, o lançamento de novos produtos, mudanças de processo de produção, a subestimação do tempo de produção de itens relativamente novos podem fazer com que uma dificuldade, até então não observada, apareça.

Muitas vezes um gargalo é observado, mas as razões do estrangulamento da linha de produção não são facilmente percebidos,  levando a cobranças e debates acalorados.

Nossas empresas,normalmente, têm vocação para programação, mas não para planejamento da fábrica. Os gargalos em geral são observados quando os pedidos estão dentro de casa e não em função do planejamento de vendas, com isso os responsáveis pelas áreas fabris acabam não tendo condições de se antecipar aos problemas e encaminhar soluções preventivas.

O fato de observarmos e identificarmos um problema não quer necessariamente dizer que uma solução será providenciada.

Gargalos de produção costumam aparecer deixando também pistas falsas dos problemas, como movimentações tardias, falta de  melhor programação, quebras de máquinas, falhas nas identificações de operações , envolvendo sempre mais de uma área e gerando conflitos ao invés de debates.

Um problema se observado, identificado, reconhecido, encaminhado para solução, com tarefas delegadas e pessoas investidas de autoridade, normalmente é solucionado, contudo há um aspecto inerente ao comportamento humano que dificulta o encaminhamento da solução: a negação.

Todos nós somos avaliados constantemente e somos refratários a críticas, com isso, o debate, muitas vezes, acaba gerando conflitos e perpetuando o problema.

O conflito pode se acirrar levando a empresa a perder bons talentos, o conflito pode se perpetuar gerando perdas contínuas em outros processos ou pode haver a desistência de solução por parte dos envolvidos.

Quaisquer que sejam os caminhos, observados esses fatores, quem perde é a organização.

Para o  correto encaminhamento de um problema para solução é necessário que este, ao ser observado e identificado, seja reconhecido. A negação imediatamente determina o fracasso da solução.

A negação não precisa ser explícita e muitas vezes não o é, a contra-argumentação defensiva é muitas vezes mais danosa do que um conflito administrável.

Investir na inteligência da organização torna-a ativa e não apenas reativa, essa é a tônica das empresas do futuro.


Ivan Postigo
Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado em controladoria pela USP
Autor do livro: Por que não? Técnicas para estruturação de carreira na área de vendas
Postigo Consultoria de Gestão Empresarial
Fones (11) 4496 9660 / (11) 99645 4652
Twitter: @ivanpostigo
Skype: ivan.postigo


Nenhum comentário:

Postar um comentário