Por essa razão, jamais podemos negligenciar a visão que
conduziu à missão e que tem como alicerces crenças e valores.
Um rápido apanhado de tratados
nossos sobre o tema nos permite dizer: “Toda criação é fruto da visão de uma
pessoa com caráter empreendedor”.
A visão cria enfoque, identifica a
direção a ser seguida, dá poder às pessoas e as obriga a seguir em frente. Deve ser a
mola propulsora das esperanças e sonhos das pessoas que estejam envolvidas.
A visão determina por que um
empreendimento existe.
A missão se fundamenta para
desenvolvimento da visão. Necessariamente precisa ser uma declaração sobre o
que a organização é ou será. A sua razão de existir é determinada pela visão.
Todos nós temos crenças, ao sermos
de alguma forma atingidos por estas estaremos permitindo que ajam sobre a nossa
visão e missão.
Crenças são estados mentais,
generalizações que fazemos de nós, das pessoas e também de situações no mundo.
As crenças podem ser verdadeiras ou não.
São princípios que têm forte
influência sobre nossos comportamentos e orientam nossas ações.
Valorizar alguma coisa é
investi-la de importância. Nas nossas vidas há uma série de aspectos que consideramos
importantes e levamos em conta na hora de agir.
Em conjunto com as crenças, os
valores caracterizam nossas ações. Valores são aspectos particulares. Pessoas
diferentes terão valores diferentes.
Esse conjunto de informações e
conhecimentos chamaremos cultura organizacional.
Em um mundo globalizado e em
constante mutação, a visão, que gerou a missão, pode ser um grande empecilho ao
desenvolvimento da organização?
Não só pode como é o que acontece!
A resistência às novas tecnologias
já é fator de grande atraso, o que dizer então quando o pensamento não evolui?
Imagine duas empresas
concorrentes, uma ainda na era da mecânica e outra da eletrônica.
Uma recebe os pedidos de vendas
por fax, a outra já tem um sistema integrado pela internet. A primeira conta as
peças no estoque e informa mensalmente a disponibilidade à equipe de vendas, na
outra, a equipe consulta o estoque a qualquer tempo, com acesso imediato.
A primeira mal conhece os negócios
do cliente, a segunda gerencia seu estoque e analisa constantemente o giro dos
produtos.
Ora, ir mais longe na comparação
seria uma covardia, não?
Não é necessário dizer que uma
delas atuará com mais desenvoltura em novos mercados, novas áreas, com novos
produtos, conceitos inovadores e equipes antenadas no mercado, não é verdade?
Como uma visão pode ser revista,
levando a criar uma nova missão para atender uma nova realidade, quando crenças
e valores são alicerces?
Crenças e valores também mudam,
desde que haja entendimento e aceitação da nova realidade.
A aceitação permite mudança na
cultura empresarial, levando os integrantes a novos chamados.
Lembra, em genética, que genoma é
todo tipo de informação hereditária que está codificada no DNA de um organismo?
E que essas informações é que determinam características e comportamentos?
Pois é, sabendo disso, o homem,
ainda na idade da pedra, já utilizava esse conhecimento para cruzamentos
seletivos de animais e enxerto em plantas, como recursos para melhoria de seus
rebanhos e colheitas.
Nas organizações não é diferente, isso
ocorre com adição de competências, não apenas no processo, mas no DNA, que
estabelece a cultura.
Por que razão muitas empresas se
mostram imutáveis, entram e saem gestores, e mesmo perdas financeiras e de
mercado parecem não afetar seu direcionamento?
Podemos ir mais longe. Pessoas
levam empresas à falência e se tiveram chance repetirão o comportamento.
Outras, entretanto, são maleáveis,
totalmente adaptáveis, abertas às novas idéias, conceitos, críticas e rápidas
para ajustar as velas de acordo com o vento.
Quantas vezes não nos
surpreendemos pensando onde reside a magia, que permite a formação de uma nova
cultura?
Quantas vezes não lemos que para
mudar um reino é preciso mudar o rei?
Certamente não será necessário se
a organização do reino for geneticamente modificada!
Ivan Postigo
Diretor de Gestão Empresarial
Articulista, Escritor, Palestrante
Postigo Consultoria Comunicação e Gestão
Fones (11) 4496 9660 / (11) 99645 4652
Twitter: @ivanpostigo
Skype: ivan.postigo
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